Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018, atribuído anualmente pela Universidade de Évora.

O júri decidiu atribuir o galardão ao escritor devido à “originalidade da sua obra ficcional e ensaística, marcada pela construção de mundos que entrecruzam diferentes linguagens e imaginários, afirmando-o como um dos autores de língua portuguesa mais criativos da atualidade”, refere o comunicado publicado no site da instituição de ensino.

O vencedor do galardão foi decidido durante uma reunião, que terminou ao início da tarde de 21 de dezembro, do júri do prémio, presidido pelo professor da Universidade de Évora Antonio Sáez Delgado e que integra ainda o escritor João de Melo, a crítica literária Maria da Conceição Caleiro e as professoras Ângela Fernandes e Cláudia Afonso Teixeira. O galardão será entregue numa cerimónia que se realizará a 1 de março de 2018, data em que se assinala a morte do escritor.

Instituído em 1996, o Prémio Vergílio Ferreira distingue todos os anos o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa ou ensaio. Maria Velho da Costa foi a primeira a receber o galardão, que já premiou, entre outros, os escritores Mia Couto, Eduardo Lourenço, Agustina Bessa-Luís, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio e Lídia Jorge. Na edição de 2017, a vencedora foi Teolinda Gersão.

Fonte: Escritores Online

Anúncios