Literatura europeia sai à noite no Bairro Alto

O Bairro Alto é invadido este sábado pela Noite da Literatura Europeia. Na sua 6ª edição, promete encher as ruas com as palavras de autores europeus de 14 países, este ano com uma forte aposta na poesia.

Vários espaços do Bairro Alto, como o Atelier- Museu Júlio Pomar, a Academia das Ciências, mas também por exemplo o Tribunal Constitucional ou o Convento dos Cardeais recebem este sábado a leitura de excertos de obras europeias.

Gonzalo Del Puerto, do Instituto Cervantes, que está envolvido na organização da Noite da Literatura Europeia, descreve uma noite literária bastante intensa que engloba 14 países e 12 línguas.

Leituras de 15 minutos, que acontecem de meia em meia hora, para que quem assiste a esta Noite da Literatura Europeia possa estar em várias apresentações.

Pela primeira vez, a Noite da Literatura Europeia tem um espetáculo de abertura: um coro falado que vai recitar poesia portuguesa com um fundo musical. Esta homenagem à poesia portuguesa vai ser feita pela Associação Cultural Miso Music Portugal e pela Companhia Maior.Closed Captions.

Gonzalo Del Puerto fala sobre o que se vai ver no espetáculo de abertura

Há poesia em português, mas também em espanhol, com a estreia absoluta do livro “Privilégio de Penumbra” do escritor e poeta espanhol Felipe Benítez Reyes.

Gonzalo Del Puerto fala sobre o livro de Benitez Reyes

A obra é apresentada pelo Instituto Cervantes. Gonzalo Del Puerto destaca a aposta na poesia até para tentar chegar a um público mais novo e responder a algumas inquietações

Gonzalo Del Puerto fala sobre a aposta na poesia e o desafio aos jovens

Além da poesia e da literatura, há ainda uma outra homenagem desvendada por Gonzalo Del Puerto, o tributo à pintura de Júlio Pomar, com a apresentação da obra “La Tresse/A Trança”, de Laetitia Colombani, no Atelier-Museu Júlio Pomar.

Gonzalo Del Puerto fala sobre a homenagem que vai ser feita a Júlio Pomar

A Noite da Literatura Europeia enche as ruas do Bairro Alto a partir das 18h00 deste sábado. Pode consultar AQUI os detalhes sobre os locais e as obras dos escritores europeus convidados para esta sexta edição.

Fonte: TSF

Anúncios