Escritor francês Nicolas Mathieu vence prémio Goncourt

Nicolas Mathieu venceu o prestigiado prémio literário francês com o romance “Leurs enfants après eux”, sobre um grupo de adolescentes numa localidade no este de França, no início dos anos 90.

O escritor francês Nicolas Mathieu é o vencedor da edição deste ano do Goncourt, o mais importante prémio literário da língua francesa. Mathieu foi galardoado pelo romance Leurs enfants après eux, sobre um grupo de adolescentes no final dos anos 90, numa localidade do oeste de França. Trata-se de uma obra “educacional”, sobre “a desilusão”, refere a France 24.

Leurs enfants après eux é o segundo romance do autor, de 40 anos. Aos jornalistas presentes no anúncio desta quarta-feira, 7 de novembro, Nicolas Mathieu confessou que passou 18 meses trancado num quarto a escrevê-lo e que agora se sente, “de repente”, como “um coelho em frente aos faróis de um carro”. “Este prémio vai mudar radicalmente a minha vida. Penso no meu filho Oscar. Nestas alturas lembramo-nos daquilo que é fundamental — penso na minha família, na cidade onde nasci [Epinal, no norte de França], nas pessoas de quem falo no livro”, admitiu, citado pela France-Press.

Além de Mathieu, eram finalistas ao prémio Goncourt os autores franceses Paul Greveillac, David Diop e Thomas B. Reverdy. No ano passado, o galardão foi atribuído a Éric Vuillard, autor de L’Ordredu jour (publicado em Portugal pela Dom Quixote), uma história passada durante a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Observador

Anúncios