I Concurso de Poesia “Cidade do Entroncamento”

O Município do  Entroncamento leva  a efeito a realização do I Concurso de Poesia “Cidade do Entroncamento”.  O concurso está aberto a todas as  pessoas que  residam  num dos  treze municípios da  Comunidade  Intermunicipal  do  Médio Tejo.  A entrega dos trabalhos  pode  ser feita, até  21 de maio,  em mão na   Biblioteca Municipal ou  por correio  endereçado a    Biblioteca Municipal do Entroncamento – Largo José Duarte Coelho / 078-2330 Entroncamento. Este concurso está aberto a todas as idades, divididas em três escalões (até aos 11 anos / dos 12 aos 18 anos / desde os 18 anos.  Mais informações em:

Regulamento_ Concurso de Poesia_Cidade do Entroncamento

I Concurso de Poesia “Cidade do Entroncamento”

Regulamento

Art.º 1º

Objetivos

1 – Como forma de estimular a criatividade, o gosto pela leitura, a difusão da poesia e a promoção da escrita, enquanto dimensão da felicidade humana, o Município do Entroncamento leva a efeito o I Concurso de Poesia “Cidade do Entroncamento”.

Art.º 2º

Caraterísticas do Concurso

1 – Podem candidatar-se ao I Concurso de Poesia – Cidade do Entroncamento todos os cidadãos residentes na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (1), divididos pelos seguintes escalões:

  1. a) Escalão A – crianças até aos 11 anos.
  2. b) Escalão B – dos 12 aos 18 anos.
  3. c) Escalão C – mais de 18 anos.

2 – O tema é livre, bem como o género poético.

3 – Os trabalhos devem ser redigidos em língua portuguesa.

4 – Os poemas devem ser inéditos (entende-se por trabalho inédito todo aquele que não tenha sido anteriormente divulgado, publicamente, por qualquer forma ou meio, virtual ou impresso).

5 – No caso do poema não apresentar título, será assumido como título o primeiro verso do poema ou parte dele.

6 – Está vedado o acesso ao concurso aos membros do júri, equipa de apoio e familiares diretos.

Art.º 3º

Apresentação dos Trabalhos

1 – Cada candidato pode concorrer, no máximo, com 2 trabalhos.

2 – Cada poema não deverá exceder 2 páginas A4.

3 –A letra a utilizar deverá ser do tipo “Times New Roman” ou “Arial”, tamanho 12.

4 – A separação entre linhas deverá ser de 1,5 espaços.

5 – De cada trabalho devem ser enviados quatro exemplares identificados no final com o escalão a que concorrem.

6 – Os quatro exemplares do trabalho serão inseridos num sobrescrito juntamente com um segundo envelope, mais pequeno e fechado, que conterá a identificação do autor (nome, idade, morada, telefone e endereço eletrónico). Este sobrescrito deverá referir no seu exterior: I Concurso de Poesia “Cidade do Entroncamento” e o escalão em que concorre.

7- No caso dos trabalhos enviados pelo correio o sobrescrito, referido no número anterior, contendo os quatro exemplares do poema e o envelope com a identificação do autor, será remetido à “Biblioteca Municipal do Entroncamento – Largo José Duarte Coelho – 078-2330 Entroncamento”, sem remetente.

8 – Se a entrega for em mão, o sobrescrito referido no número anterior conterá, apenas, no seu exterior, I Concurso de Poesia – “Cidade do Entroncamento” e o escalão em que concorre.

9 -Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 21 de maio de 2019 em mão, na Biblioteca Municipal do Entroncamento ou enviados por correio postal até ao mesmo dia, data do correio.

Art.º 4º

Prémios

1 –Serão atribuídos prémios aos 3 melhores trabalhos de cada escalão.

2 – O júri reserva-se o direito de propor a atribuição de menções honrosas.

3 – O júri reserva-se o direito de não atribuir alguns dos prémios, caso a falta de qualidade dos trabalhos apresentados assim o justifique.

4 – Os trabalhos premiados ficarão propriedade da Câmara Municipal do Entroncamento, que os publicitará da forma que achar mais conveniente.

5 – Os trabalhos não premiados podem ser levantados, pelos respetivos autores ou representantes credenciados, na Biblioteca Municipal do Entroncamento, até dia 31 de dezembro de 2019. Os trabalhos não reclamados dentro do referido prazo serão eliminados.

6 – A divulgação dos trabalhos premiados será comunicada a todos os concorrentes via email. Os autores dos trabalhos premiados serão contatos via telefone.

7 – A entrega dos prémios será efetuada em cerimónia e local a anunciar.

Art.º 5º

Júri

1 – O júri será constituído por três membros, convidados pela Câmara Municipal do Entroncamento.

2 – A atribuição dos prémios será decidida por maioria de votos.

3 – Os candidatos que não apresentem os seus trabalhos de acordo com o estipulado neste regulamento serão desqualificados, ficando o motivo da desqualificação descrito em ata.

4 – Os casos omissos nas presentes normas serão resolvidos pelo júri, cujas decisões são soberanas, não se admitindo delas recurso.

(1) – A CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo integra os seguintes Municípios:

– Abrantes; Alcanena; Constância; Entroncamento; Ferreira do Zêzere; Mação; Ourém; Sardoal; Sertã; Tomar; Torres Novas; Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.